A escolha dos uniformes profissionais tem tudo a ver com a imagem que a empresa quer passar. Por isso, escolher bem como ele será confeccionado faz toda a diferença.
As duas opções mais comuns são os uniformes bordados ou estampados. Eles variam em conforto, preço de produção, e dependem de como é a logo da empresa.
A RB Uniformes preparou um guia para você entender hoje qual é a alternativa ideal para sua empresa, considerando todos os prós e os contras de cada uma.
Antes de escolher um tipo de uniforme, vale a pena se perguntar como você vê a sua empresa e como quer que ela seja vista. O motivo de fazer essa reflexão é que o bordado é mais delicado e está associado à sofisticação, enquanto a estampa é mais criativa e pode ser feita em maior tamanho, facilitando a identificação da empresa pelo cliente.
Portanto, se você vai fazer uma campanha promocional e quer apostar em imagens grandes e chamativas, a estampa é muito mais indicada. Agora, se a sua ideia é criar um ambiente corporativo mais sóbrio, ou é um ramo que exige mais seriedade, o bordado vai se encaixar melhor.
Leia também: Como escolher o uniforme ideal para a sua empresa?
Confira agora quais são as vantagens desse tipo:
O bordado traz uma delicadeza que pode ser o que algumas empresas buscam. Quando o objetivo é criar um impacto visual mais elegante, ele é a melhor alternativa.
Profissionais da saúde, empresas de construção, escritórios, e ambientes corporativos em geral costumam optar por essa alternativa.
Um dos grandes benefícios dos uniformes bordados é que eles são muito versáteis no quesito materiais e cores. Isso significa que eles podem ser replicado em algodão, poliéster, e misturas, e não se limitam a camisas. Ele pode ser aplicado em peças sociais, jaquetas, jalecos, bonés, aventais, dentre outros.
A versatilidade também permite à empresa valorizar o conforto do profissional e a estética da marca como um todo. Dá para fazer aplicação em materiais com um caimento melhor, fazendo assim com que cada funcionário fique alinhado vestindo o uniforme.
E, diferentemente da estampa, a linha traz um contraste maior, o que faz com que a opção de cores seja variadas. De toda forma, não é aconselhado colocar o bordado em cor muito parecida à do tecido, porque vai tirar o impacto e prejudicar parcialmente a identificação da marca.
Essa é uma grande vantagem em relação às outras opções, pois significa que o custo para fazer mais uniformes é menor. Ele resiste ao desgaste das lavagens sem apresentar rachaduras, desbotamento ou rachaduras.
Mais uma notícia boa para os colaboradores, que tem poucos prejuízos ao colocar o uniforme para lavar na máquina, por exemplo.
O processo de confecção pode ser manual ou automatizado, mas, de toda maneira ele é mais simples. Por isso, ele é economicamente melhor para customização em pequenas e médias quantidades.
Se a logo for muito colorida e cheia de detalhes, como sobreposição de fontes e degradês, a estampa por serigrafia é a melhor alternativa, pois o bordado não conseguiria replicar fielmente. Com a estampa, esse problema não existe!
Além de não existir uma limitação quanto à estética da logo, também não é preciso se preocupar com o tamanho que essa logo vai ocupar na camisa. Ou seja, ele vai poder ser facilmente identificado de qualquer lugar, se for necessário.
Essa é uma vantagem para campanhas promocionais, que geralmente buscam atrair a atenção do público com peças divertidas, criativas e chamativas.
Por fim, outra vantagem dos uniformes estampados é que eles saem mais baratos quando impressos em maior quantidade. Para a impressão, são criadas telas com cada cor representada, o que faz com que o custo inicial seja um pouco mais alto. Por isso não compensa para uma quantidade menor.
Mas, como o custo do processo é único, ao fazer uma grande quantidade o preço abaixa, e o tempo de produção diminui.
Além de pensar em bordados e estampas, é muito importante levar em consideração diversos fatores, sendo o mais importante deles o segmento. Saúde, construção civil, logística, limpeza e faxina, por exemplo, precisam atender a requisitos de segurança, para preservar a integridade física dos colaboradores.
Outra variável que precisa ser levada em conta é a condição climática do lugar de atuação dos funcionários. Dependendo da temperatura, é necessário incluir jaquetas e outras peças, ou, se for um lugar mais quente, o uniforme precisa ser fresco, para melhorar o conforto dos trabalhadores.
A mistura de cores precisa ser levada em conta também, pois o uniforme faz parte da identidade visual. O ideal é escolher algo que vai valorizar a logo, e que é fácil de ser encontrado, para o caso de a empresa crescer e precisar comprar mais uniformes.
Nem sempre a empresa consegue fornecer uma quantidade grande de uniformes para os seus colaboradores, mesmo que seja dada a opção de compra. Acaba se tornando necessário fazer a lavagem mais de uma vez por semana.
Porém, é preciso cuidado com excessos, que pode diminuir a vida útil das peças. Deixe as peças de 15 a 20 minutos de molho, e faça uma solução caseira. A proporção é de uma colher de bicarbonato de sódio para cada um litro de água.
Lave a peça sempre do avesso e em água fria, pressionando com suavidade. Ao fim, enxágue bem para não deixar resíduo de produto e coloque no varal. Mas evite deixar secando por muito tempo.